quinta-feira, 17 de julho de 2008

A COMUNICAÇÃO E OS VÍRUS

Quem vive sem comunicação? Para alguns é o mais básico dos instintos, pois, ao acordar pela manhã muita gente prefere alguma mídia, seja televisão, internet ou jornal, antes mesmo do café e o desjejum. Sem contar que a esta altura já deverá ter se comunicado com os seus, pessoalmente, num bom-dia cujo humor depende da noite anterior. Eu também, claro, gosto de me comunicar. Por isso provoco periodicamente o instinto: passo quinze ou vinte dias isolado num refúgio na Mata Atlântica, onde não há telefone fixo e nenhum celular alcança, logo, não há internet. Eu estava lá, no famigerado 11 de Setembro. Todo mundo na frente da televisão, assistindo ao vivo e em cores aos mouros atacando os atuais cruzados, e eu deitado numa rede na margem (esquerda, claro) de um rio que exibe suas límpidas águas em corredeiras e cachoeiras. E foi assim que me encontrou minha filha: não achando justo alguém que tanto gosta de história estar perdendo aquilo, foi até lá me avisar. Depois disso, instalei uma antena parabólica. A umidade da mata se encarregou de calá-la algum tempo depois. Na cidade é diferente: aqui tenho banda-larga, criei perfil no orkut, consegui montar este blog. Mas sempre tem os estraga-prazeres. E, na comunicação atual são os tais hackers, seja criando vírus, seja clonando perfis. O orkut eu abandonei: deletei meu perfil. A discussão era boa; conversava com gente de todo lugar e tal. Mas, de vez em quando, um debatedor inteligente, educado, cordial, virava o demônio: começava a ofender, escrever palavrões, ficava irreconhecível. Não passava um dia e aparecia seu perfil cheio de exclamações e maíúsculas indignadas, pedindo desculpas porque tinha sido clonado; não era ele o autor daquelas leviandades. Foi o alerta. E se clonam meu perfil quando estou na chácara? Até eu voltar, descobrir, sair pedindo desculpas, ninguém vai acreditar. Vão achar que fui eu mesmo o mal-educado. Deletei. Não adiantou: invadiram a caixa de e-mail. Talvez castigo por ter falado do Ronaldo outro dia, enviaram um arquivo com virus, tendo como isca uma história do Ronaldinho. Até eu recebi de mim mesmo. Por conta disto, tenho mesmo que pedir desculpas: a todas as vitimas de minha lista de contatos. De qualquer forma, fica a lição: não abram mensagens com piadas do Ronaldinho

Nenhum comentário: