domingo, 18 de outubro de 2009

MAITÊ PROENÇA VERSUS PORTUGUESES: ZERO A ZERO

A Maitê Proença foi desastrada ao divulgar um vídeo que deveria ser mostrado apenas aos amigos, e os portugueses reagiram com exagerada e preconceituosa violência verbal. Se ela demonstrou desconhecer a história esotérica de Portugal, eles demonstraram ignorância total em geografia e principalmente demografia, atribuindo aos quase duzentos milhões de brasileiros certas características peculiares a vítimas da exclusão social, como vandalismo, prostituição e outros crimes.
Além do quê, não entenderam que a cuspida na fonte foi apenas uma imitação da estátua que deveria fazer a água jorrar e, não, como gritaram, um atentado a um "patrimônio da unesco".
Mas, assim como a professora entrevistada pelo canal português relevou a ignorância da atriz em história, nós relevamos o fato deles não conseguirem siquer imaginar o que sejam duzentos milhões de pessoas.
Uma das réplicas youtubianas dizia: "Maitê Proença ofende dez milhões de portugueses!" E fico a imaginar o autor, ante o silêncio dos brasileiros, completando: "Estais a pensaire o quê? É tudo o que nós temos!"

Nenhum comentário: