terça-feira, 1 de março de 2016

A AUTORIDADE, O IRANIANO E O TAPETE.

Foi Santayana, não, quem disse que desconhecer a história leva à repetição de seus erros?
A história e as lendas.
Dizem que certa vez, há vários séculos, o Xá da Pérsia passeava pela sua capital quando avistou ao longe, numa das tendas do comércio, um belo tapete. Enviou um servo de sua comitiva para adquirir a peça.
-Tapete custa 1.000 moedas, disse o comerciante.
-Eu ouvi o senhor oferecendo o tapete por 500 àquele outro comprador, retrucou o servidor.
-Sim, mas agora tapete vale mais; tapete despertou a atenção do grande e poderoso Xá da Pérsia!
O servo não comprou; retornou ao Xá com a história. O Xá amuou-se, mas nem tanto, e enviou o próprio Grão-vizir para resolver o problema. Lá chegando, o Grão-vizir aborda o iraniano.
-Quanto custa, mesmo, o tapete?
-Meu senhor, ilustre Grão-vizir do reino, tapete custa 2.000 moedas!
-Como se atreve?
-Senhor, tapete agregou valor; tapete fez Xá enviar seu servidor mais qualificado em busca do tapete. Tapete tem história!
O Grão-vizir teve vontade de esganar o vendedor. Como não tinha poder de vida ou morte, resolveu devolver o assunto ao Xá. O Xá, bastante intrigado com a ousadia do comerciante, desceu do trono que ocupava sobre a montaria, e dirigiu-se à tenda. Ao vê-lo, o comerciante prostrou-se ao solo como faziam todos em presença do poder.
-Oh, poderoso Xá, Senhor de toda a Pérsia, quanta honra tê-lo em minha humilde tenda!
-Sem marolas, iraniano, quanto custa o tapete?
-Oh, Senhor todo poderoso, em cujos domínios até o sol demora a se por, tenho grande honra de vender o tapete que fez vossa majestade descer de sua glória para falar com pobre iraniano por 4.000 moedas.
Foi demais para o Xá. Exaltou-se. Com a barba tremendo, a mão direita levantada em ameaça contra o comerciante, o pé batendo nervosamente no chão, conseguiu gritar:
-Como ousas? Por quanto queres me vender o tapete?
-Oh, magnânimo... oh, digníssimo... oh, senhor dos senhores, vendo tapete por 8.000 moedas, para senhor ter tapete muito valioso, tapete que conseguiu levantar a soberana ira do poderoso imperador da grande nação persa.
-Chega! gritou o Xá, sacando a espada. -Agora vou executá-lo!
O comerciante pôs-se de joelhos, baixou a cabeça oferecendo resignado o pescoço, e disse:
-Magnífico, excelentíssimo, ilustríssimo soberano, rei dos reis da terra, eu me sujeito humildemente à sua justiça implacável; mas, por favor, manda pagar à família deste pobre iraniano 16.000 moedas pelo tapete. Tapete fez o mais poderoso dos reis matar pobre iraniano, o último dos seus servos.
-É... murmurou o Xá. Acalmou-se, guardou a espada, pegou o tapete e pagou logo os 16.000 antes que lhe chegasse em 100.
Só mesmo o desconhecimento desta história poderia levar um policialzinho do Sheik Al-keimin à pretensão de fazer um iraniano devolver 5.000 reais por um tapete usado vinte dias pelo freguês.

Nenhum comentário: